segunda-feira, 17 de maio de 2010

Meu porto-là!

GUINDASTE – quando vi o guindaste em Saint Louis como algo turístico, absolutamente não compreendi. O guia disse: esse foi o primeiro guindaste do Senegal, simboliza que o “progresso” chegou. Mas hoje, aqui de cima do apartamento, vendo o porto da janela, e compreendo melhor a importância dos guidastes! Não apenas estética, que cortam o céu em diagonal e se cruzam de vez em quando, mas simbolicamente eles representam a economia senegalesa. São muitos; por todo o porto.


PORTO

Perdi meu porto... Quinta-feira passada era feriado e fiquei o dia na cama, sem esforço nenhum pra não piorar a virilha. Tenho ficado em casa, na sala, revisando o trabalho da Raquel, recebendo as “campainhas” (os homens que vêm arrumar isso e aquilo) e vendo o porto da janela. Olho cada detalhe. Tento desvendá-lo, controlá-lo, compreendê-lo e interpretá-lo. Mas ontem não tive sua presença. Não tive sua companhia. Perdi o controle. E hoje, ele acordou triste, cinzento, coberto com a neblina de areia do deserto. Nem a ilha de Gorèe vejo mais. Na semana retrasada o porto estava ensolarado e o termômetro do recém-inaugurado Gare Autonome Internationale de Dakar chegou a marcar 35ºC, mas não se sentia tal calor, porque o vento anda muito forte. E esse vento trouxe a neblina. E trouxe os assovios na janela.




BATEAU!!

Para celebrar a inauguração da nova Estação Internacional Marítima de Dacar veio muita gente tocar e dançar. Com roupas festivas e coloridas ou com camiseta do evento, eles também aguardaram a passagem do presidente.

De dentro de casa, escutei uma batucada, mas eu não sabia o que estava acontecendo. Desci, atravessei a rua e fui falar com o pessoal. Pra quê? Me diverti muito, muito! Tinham várias etnias, grupos de batucadas diferentes, danças diferentes. Os Dioula fizeram um show de interpretaçao! Vejam mais fotos no meu álbum do orkut!

Um comentário: