domingo, 23 de maio de 2010

Aprendizado

Levarei para toda a vida a forma como eles lidam com o aprendizado. Já comentei aqui, mas queria escrever um post para discutir isso.  
Por que não revisamos o que aprendemos??!!

Aqui já ouvi algumas pessoas falando que sabem outro idioma porque revisam os cadernos e livros da escola. Por que não? Porque não temos o hábito e o costume de reler, reaprender, rever e fixar outra vez. Por que sempre queremos fazer aulas e mais aulas de novo e de novo e de novo?!?!
Bastaria ler os cadernos. Bastaria procurar amigos e criar grupos de conversação. Seria tão mais barato e mais eficaz - porque dependeria única e exclusivamente da nossa vontade de aprender, e não de fazer aula. Acredito que para revisões dos nossos textos e correções de pronúncia, sim, precisaríamos de um acompanhamento mais profissional, ou um bom amigo que aceite a tarefa! O mundo é cheio de gente. E temos muito amigos. A maioria deles gostaria de falar melhor outro idioma. Juntemo-nos!! Pratiquemos!! Sempre digo que nós também somos nossos interlocutores. Quando pensamos, porque não nos comunicamos em outro idioma? Tenho uma frase chave para isso, que uso há anos, de acordo com o idioma que quero praticar no momento: "Maintenant, je vais seulement penser en français. Donc, je marche maintenant à la salle de bain..." E assim por diante... A primeira frase é a coringa, a que me impulsiona e me tira do comodismo de pensar na língua materna. A palavra-chave é maintenant, ou ahora, ou now, ou jetzt... não importa o idioma, usar essa palavra me ajuda a manter o foco no presente e buscar nos meus pensamentos, nos desejos cotidianos e corriqueiros uma forma de utilizar algo que já aprendi e já esqueci. hehe! Ah, nessa hora ajuda muito se tiveres um dicionário de bolso para consultar cada palavra que não lembras. No mesmo momento tens que parar o pensamento, procurar a palavra e seguir a conversação.

Fica aqui, então, a campanha para praticarmos idiomas revisando nossos livros, cadernos, falando com amigos ou mesmo sozinhos! Pratiquemos! Allons-y! A dica se estende as outras matérias também, como geografia, história, biologia, tudo é conhecimento e (re)aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário